terça-feira, 13 de março de 2012

UJR apoia luta pela autonomia da UEPB


A União da Juventude Rebelião (UJR) vem se solidarizar e apresentar seu total apoio à luta da comunidade acadêmica da UEPB contra os ataques autoritários desferidos recentemente pelo Governo Ricardo Coutinho contra sua autonomia.

No último dia 31 de janeiro, o Governo do Estado da Paraíba publicou de maneira arbitrária uma medida que limitou o recurso que deveria ser destinado à instituição, estabelecendo um percentual da receita estadual muito abaixo do que determina a Lei de Autonomia (Lei nº 7.643/2004). 

Não bastasse a limitação dos recursos da Universidade, chegando a comprometer a campanha salarial dos professores e funcionários e a assistência estudantil dos alunos, o governador Ricardo Coutinho (PSB) ordenou o fechamento da conta-tesouro da instituição, onde se guardavam os recursos adquiridos das diversas fontes financeiras, e passou a movimentação para uma conta única administrada pelo próprio Estado. Esta manobra arbitrária deixou a administração da UEPB refém dos caprichos políticos e financeiros do Governo do Estado, que pode a qualquer momento sacar recursos do caixa da universidade e destinar para outros fins distintos da expansão e melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão universitária na Paraíba. 

Portanto, a UJR se posiciona a favor da luta a comunidade acadêmica da UEPB em defesa da Autonomia e garantindo que a universidade continue sendo gratuita e prime pela qualidade. Nosso apoio tem se materializado através da ação do DCE/UEPB, entidade que temos orgulho de dirigir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário